Todos os brasileiros campeões mundiais de Boxe

Todos os brasileiros campeões mundiais de Boxe
Éder Jofre, Acelino Freitas e Robson Conceição

Quais são os brasileiros campeões mundiais de Boxe?

Recentemente, Robson Conceição conquistou o título mundial dos super-penas pela WBC, tornando-se assim o nono brasileiro a conquistar um cinturão de campeão mundial de Boxe. Vamos relembrar aqui todos os brasileiros que conseguiram alcançar tal feito.

Éder Jofre

Éder Jofre ganhou seu primeiro título mundial de boxe em 1960, ao derrotar o mexicano Eloy Sanchez e conquistar o título mundial dos galos da NBA, atual WBA. Dois anos mais tarde conquistou o título da WBC, ao derrotar Katsutoshi Aoki.

Jofre perdeu seus títulos mundiais em 1965, ao ser derrotado por Fighting Harada, após uma polêmica decisão dividida dos juízes. No ano seguinte, tentou recuperar seus títulos em uma revanche, perdendo por decisão unânime.

Ele voltou da aposentadoria em 1969, e em 1973 se tornou novamente campeão mundial, mas desta vez na categoria dos super-penas, ao derrotar o cubano José Legra.

Além dos títulos mundiais, Éder Jofre é o único brasileiro no Hall da Fama do Boxe. Também foi considerado pela The Ring como o melhor pugilista da década de 60, logo a frente de Muhammad Ali, e até hoje é considerado por muitos como o melhor peso-galo de todos os tempos.

Miguel de Oliveira

Miguel de Oliveira foi campeão mundial de boxe dos médios-ligeiros pela WBC em maio de 1975, ao vencer o espanhol José Duran.

Acelino Popó Freitas

Acelino ‘Popó’ Freitas é o nosso maior campeão no Boxe, se considerado o número total de títulos. Foram quatro títulos mundiais em duas categorias diferentes: super-pena e peso leve, detendo títulos nas quatro principais organizações mundiais de boxe: WBC, WBA, WBO e IBF.

Seu primeiro título foi conquistado em 1999 contra o cazaque Anatoly Alexandrov. Três anos mais tarde, ele unificou os títulos dos super-penas ao derrotar o cubano Joel Casamayor.

Além de reter os títulos da WBA e WBO dos super-penas, Popó foi reconhecido como super-campeão pela WBO, por defender o cinturão por mais de 10 lutas.

Em janeiro de 2004, Popó enfrentou o campeão mundial dos pesos-leves Artur Grigorian, tornando-se campeão mundial dos leves pela WBO, título que perdeu meses depois ao enfrentar Diego Corrales, em sua primeira derrota na carreira.

Popó recuperaria seu título mundial dois anos mais tarde, ao derrotar Zahir Raheem por decisão dividida.

Valdemir dos Santos Pereira, o Sertão

Valdemir foi campeão mundial dos penas pela IBF em 2006, após vencer o tailandês Fahprakorb Rakkiatgym, mas perdeu o título apenas cinco meses depois ao ser derrotado pelo americano Eric Aiken

Rose Volante

Rose Volante se tornou a primeira brasileira campeã mundial de boxe ao derrotar a argentina Brenda Carabajal e conquistar o título dos pesos-leves da WBO, em dezembro de 2017.

Patrick Teixeira

Patrick Teixeira tornou-se campeão mundial dos médios-ligeiros da WBO ao derrotar Carlos Adames por decisão unânime, em novembro de 2019. Ele perdeu o título logo na primeira defesa de cinturão para Brian Castaño.

Danila Ramos

A mogiana Danila Ramos conquistou o título interino dos super-neas da WBO após vitória sobre a argentina Brenda Carabajal, em agosto de 2023.

Beatriz Ferreira

A medalhista olímpica Beatriz Ferreira consquistou o cinturão dos pesos-leves da IBF em abril de 2024, após enfrentar e derrotar a argentina Yanina del Carmen Lescano. A luta foi encerrada no sexto round por interrupção médica.

Robson Conceição

Robson Conceição foi o primeiro boxeador brasileiro a ganhar uma medalha de ouro olímpica, conquistada nas olimpíadas do Rio de Janeiro de 2016, e agora é também campeão mundial dos super-penas pela WBC, título conquistado em julho de 2024.