Todas as medalhas do boxe brasileiro em olimpíadas

Hebert Conceição, Servílio de Oliveira e Robson Conceição. Foto: Gaspar Nóbrega/COB
Hebert Conceição, Servílio de Oliveira e Robson Conceição.
Foto: Gaspar Nóbrega/COB

Quantas medalhas o boxe brasileiro já ganhou em olimpíadas?

O Boxe do Brasil já conquistou 9 medalhas olímpicas, sendo 2 ouros, 2 pratas e 5 bronzes.

O nosso primeiro medalhista olímpico no boxe foi Servílio de Oliveira nas olimpíadas do México, em 1968. Servílio conquistou um bronze no peso-mosca, e permaneceu por décadas como nosso único medalhista na modalidade.

Após um jejum de 44 anos, o boxe brasileiro finalmente desencantou nas Olimpíadas de Londres, em 2012, conquistando não só uma, mas três medalhas. Adriana Araújo ganhou um bronze na categoria dos leves, a primeira medalha olímpica do boxe feminino. Esquiva Falcão ganhou a medalha de prata no peso-médio, e seu irmão, Yamaguchi Falcão, ganhou o bronze na categoria meio-pesado.

Nosso primeiro ouro no boxe finalmente chegou nas olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016. Robson Conceição derrotou o francês Sofiane Oumiha na final da categoria dos leves e ficou com a medalha de ouro.

Nas Olimpíadas de Tóquio em 2020, o boxe brasileiro teve o melhor desempenho em sua história, com um ouro conquistado por Hebert Conceição, uma prata conquista pela Bia Ferreira, e um bronze conquistado por Abner Teixeira.

Em Paris 2024, Bia Ferreira se tornou a maior medalhista do nosso boxe, após conquistar uma medalha de bronze, nossa única medalha nesta edição dos Jogos Olímpicos de Verão.